Processos e acusações injustas de negligência e erros de procedimentos médicos têm sido cada vez mais frequentes no Brasil. Tais acusações podem não apenas ser uma das situações mais terríveis que um médico pode enfrentar ao longo de sua carreira, como comprometer sua trajetória profissional de forma irreversível.
Principalmente em tempos de mídias sociais, onde a comunicação é propagada rapidamente, é importante que médicos e demais profissionais da área da saúde estejam atentos e tenham em mente formas preventivas para se resguardar em casos de processos por erro médico e / ou negligência médica.
A seguir, compartilhamos 3 dicas do Dr. Maurício Beck, médico especialista em Perícias Médicas e sócio da MB Perícias Médicas, para evitar processos médicos ou, em casos de processos médicos, estar respaldado.
- Fique atento ao prontuário médico: quanto mais ricas forem as informações da anamnese e exame físico, mais subsídios terá o profissional da saúde em casos de processos. “Em grande parte dos casos por erro médico, percebemos que a maioria dos documentos tem uma ou duas linhas preenchidas. Fica muito difícil elaborar uma defesa quando o médico não fez registro no prontuário.”, explica Maurício.
- Tenha empatia com o paciente: “A grande maioria dos casos de processos por erro médico acontece no pronto atendimento, ou em casos muito iniciais de atendimento no consultório, onde o médico ainda não construiu um vínculo com o paciente. A gente percebe que quando existe esse vínculo, um bom atendimento por parte do médico desde a primeira consulta, casos de erros médicos praticamente são inexistentes.” ressalta Maurício.
- Invista em diferentes canais de comunicação: O médico precisa deixar formas claras e fáceis para o paciente entrar em contato, seja via telefone, WhatsApp ou e-mail. “Quando essas formas de contato com o médico são explícitas no receituário, no prontuário, conseguimos criar uma defesa para casos de negligência, por exemplo.”, diz.
A MB Perícias Médicas possui ampla expertise em casos de processos médicos.
Se interessa por esse assunto? Assista o nosso vídeo.
Deseja um orçamento? Entre em contato pelo whatsapp (51) 98116-7334 e solicite gratuitamente um parecer sobre a viabilidade dos seus processos e os honorários médicos! Nós, da MB, ficaremos muitos felizes em lhe receber!
Sem Comentários